Notícias da Igreja

Twitter do Papa em latim alcança 500 mil seguidores

A conta do Papa Francisco em latim no Twitter alcançou 500 mil seguidores às 0h23 da terça-feira, (03/05). Era o dia 12 de dezembro de 2012 quando o Papa Bento XVI fez a sua estreia nesta rede, uma das mais populares da mídia social. Uma boa maneira para acompanhar os tempos: o @Pontifex enviou o seu primeiro ‘tuíte’ em 8 línguas (italiano, francês, espanhol, português, polonês, alemão, inglês e árabe), obtendo rapidamente um grande sucesso.

A popularidade foi tanta que convenceu os responsáveis a abrir, em 17 de janeiro de 2013, a nona conta, escolhendo uma língua particular, mas muito significativa para a Igreja Católica: o latim.

Seguidores

Dos 9 idiomas atualmente usados, o latim chegou agora, em número de seguidores, ao sexto lugar, deixando árabe, alemão e francês para trás. Ultimamente, esta ‘escalada’ latina tem tido incremento rapidíssimo de ‘sectatores’: 100 mil a mais nos passados 167 dias.

O primeiro ‘tuíte’ em latim dizia: “O teu ingresso na página Twitter oficial do Sumo Pontífice Bento XVI é muito bem-vindo”. (“Tuus adventus in paginam publicam Summi Pontificis Benedicti XVI breviloquentis optatissimus est”).

PALAVRA DO BISPO

Dom Plínio