Religiosos e religiosas são homenageados durante a Trezena de Santo Antônio

Os religiosos e religiosas que residem em Alagoinhas foram os homenageados da quarta noite da Trezena de Santo Antônio na última sexta-feira (04). A missa foi presidida pelo arcebispo coadjutor de Aracaju, Dom João José e concelebrada por Dom Paulo Romeu, Dom Jaime Mota, Pe. Rafael Martins, Pe. Genivaldo Almeida, Pe. Karol Wojtyla e Fr. José Cícero (OFM Cap.). Participaram da celebração as Irmãs Pias Mestras Venerini, Irmãs de Santa Catarina, Missionárias do Santíssimo Sacramento, Irmãs Franciscanas Imaculatinas, Irmãs Canisianas, Irmãs de São Francisco da Providência de Deus e Irmãs Franciscanas de Maristela.

“As pessoas consagradas são sinal de Deus nos diversos ambientes da vida, são fermento para o crescimento de uma sociedade mais justa e fraterna, são profecia de partilha com os pequenos e os pobres. Assim entendida e vivida, a vida consagrada nos parece propriamente como ela realmente é: é um dom de Deus, um dom de Deus à Igreja, um dom de Deus ao seu Povo”, afirmou Dom João em sua homilia. Ele também destacou a alegria em celebrar pela primeira vez na Catedral Santo Antônio de Alagoinhas. “Sinto-me extremamente feliz por estar celebrando com os meus irmãos no episcopado, Dom Paulo e Dom Jaime. Mais feliz ainda sem sentir o calor humano deste povo fervoroso de Alagoinhas. Que Santo Antonio nos abençoe na nossa missão de discípulos e missionários de Jesus Cristo”, finalizou.

A noite de homenagem aos religiosos e religiosas é fruto das celebrações do Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco, com os seguintes objetivos: fazer memória agradecida do passado, nomeadamente dos caminhos de renovação da vida religiosa; abraçar o futuro com esperança, face às crises atuais e às incertezas do amanhã, quando a crise de natalidade e de valores ameaça a sobrevivência de bastantes institutos, sobretudo na Europa. O qual supõe, como complemento, um terceiro objetivo: viver o presente com paixão.