Regional Nordeste 3 reúne catequistas de 17 dioceses durante Escola Bíblico Catequética

O Regional NE3 tem a alegria de mais uma vez reunir catequistas de 17 Dioceses deste Regional para juntos formarem uma grande ciranda catequética, reunindo assim pessoas que trazem consigo para este encontro uma imensa bagagem de experiência de vida e de missão.

É na imensa alegria de reunir-se em nome de Cristo e por Cristo que estes catequistas saem de suas Dioceses para a realização do terceiro módulo da Escola Bíblico Catequética do Regional Nordeste 3 Dom Jairo Rui Matos da Silva, trazendo consigo tudo o que têm e são. Numa partilha contagiante de dons. Sejam os dons espirituais mas também os dons materiais. De modo que cada um se doa por inteiro para que o Módulo aconteça da melhor maneira possível.

A dimensão Catequética deste Regional preocupa-se não apenas com o saber intelectual de seus catequistas, mas muito mais que isto, preocupa-se com o saber vivencial. Introduzindo-os a partir de uma inspiração catecumenal num real encontro com Cristo. Assim sendo, a semana é recheada de aulas e místicas, de modo que os catequistas possam ser verdadeiramente introduzidos no mistério de Cristo e ao retornar para suas realidades possam a partir de suas experiências aqui vivenciadas e partilhadas serem verdadeiros mistagogos.

Para este módulo contamos com a presença e assessoria da Ir. Maria Aparecida Barbosa, Pe. Marcos Alcântara, Leandro Nery Brito e Pe. Carlos Henrique dos Santos. Grandes catequetas, pessoas maravilhosa que expressam com suas vidas a alegria de seguir o Mestre. Isso sem mencionar nossas diversas celebrações que vivenciamos a cada dia e a nossa tão esperada noite cultural onde celebramos as tradições culturais do nosso povo e a confraternização de encerramento da turma. Com destaque especial para as apresentações dos trabalhos de pesquisa bibliográfica feita pelos alunos.

É sempre gratificante estar reunidos com tantos saberes e sabores. Neste quarto módulo concluímos a quarta turma da Escola e temos a certeza de que é no retornar para nossas dioceses que verdadeiramente se inicia a nossa Missão. Porém sempre voltamos para nossas realidades já com uma profunda saudade de tudo o que sempre aqui é vivenciado.

Como já dissera Dom Pedro Casaldáliga “No final do caminho me dirão: e tu, viveste, amaste? E eu sem dizer nada, abrirei meu coração cheio de nomes.” Voltando para nossas Dioceses, também nós retornaremos com nossos corações cheios de nomes que se tornaram figuras essenciais às nossas vidas e ao nosso saber experiencial. Mas retornamos na certeza de que a missão continua.

Com informações da irmã Luciene Macedo.