Regional Nordeste 3 realiza o II Módulo da Escola Bíblico-Catequética Dom Jairo Rui de Matos.

Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva. (Jo 4,10). Sedentos de Água Viva, tal qual a samaritana junto ao poço, e respondendo ao chamado do Senhor que nos convida e impulsiona, cerca de 57 catequistas de 20 dioceses do Regional Nordeste 3 se encontraram no bairro Papagaios, em Feira de Santana/BA, para participarem do II Módulo da Escola Bíblico-Catequética Dom Jairo Rui Matos, quinta turma.

Padres, irmãos e irmãs religiosas, seminaristas e leigos engajados, todos estiveram mergulhados na espiritualidade-base da escola – a passagem da samaritana, onde experimentaram intensamente dias de aprendizado, vivências e partilhas, num profundo sentimento de comunhão e fraternidade. Entre 17 e 23 de janeiro de 2016, entre encontros e reencontros, todos puderam beber de conhecimentos e testemunhos, numa íntima junção de teoria e prática catequética.

Como orientadores, passaram pela escola os padres Marcos Alcântara, da Diocese de Barra/Ba; Pe Antônio Marcos Depizzoli, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Bíblico-Catequética – setor catequese; e Pe Anderlan Fernandes, da Arquidiocese de Aracaju, além das irmãs Luciene Macedo e Ir. Neuza. Com eles, e tendo como eixo a conversão, foram ministradas as disciplinas Bíblia – Livros históricos, sapienciais e proféticos; História da Catequese, Catequese Evangelizadora e Iniciação à Vida Cristã, além de Espiritualidade.

Tais temáticas foram ministradas levando-se em consideração a estrutura-base da escola, inspirada profundamente no Caminho Catecumenal como proposta evangelizadora. Por isso, os módulos são divididos segundo essa orientação. Querígma foi o eixo do I módulo; Conversão, o do segundo. Além disso, vale ressaltar o intenso didatismo de todos os orientadores e coordenadores, pois minuto a minuto os catequistas foram convidados a viverem, de fato, o catecumenato. Celebrações de passagem, formação de equipes de serviço, intensa criatividade nas atividades dentro e fora das temáticas, tudo isso levou ao desenvolvimento prático-vivêncial de cada participante, levou a formação de uma comunidade. Esses, muito mais que aprender coisas novas, tiveram uma profunda oportunidade de remodelarem-se espiritualmente, especialmente nas Santas Missas celebradas todos os dias.
Tudo isso se deve, vale ressaltar, a uma corajosa e inspirada equipe de coordenação, a nível de Regional.

Encabeçados por Ir. Luciene Macedo e Ir. Íria Cristofolini, eles rezaram, planejaram e executaram com maestria toda a vivência no Papagaios, com verdadeiros sentimentos de fraternidade. Proporcionaram a todos, inspirados pelo Espírito Santo, a beberem do Amor Divino, no qual estamos imersos por Nosso Senhor Jesus Cristo, a beira do poço, dizendo: Dá-me de beber…

Texto por Allan Themístocles Galdino Ferreira
Catequista – Diocese de Estância