Regional NE3 promove encontro da juventude Cáritas dentro da Ampliada das Pastorais da Juventude

De 26 a 28 de fevereiro, a cidade de Santo Amaro da Purificação, localizada no Recôncavo baiano, sediou a Ampliada das Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular) e o encontro da juventude Cáritas. A articulação desses encontros, que contou com a participação de aproximadamente 60 jovens, se inspirou na afirmação de Paulo Freire: “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão” e foi uma estratégia para fortalecimento das juventudes católicas que sonham e lutam por uma sociedade justa e solidária.

Como já característico dos encontros das Pastorais da Juventude (PJ), foram momentos marcados por “muita reza, muita luta e muita festa!”. As/os jovens do Recôncavo ofertaram com as cuias de suas mãos uma acolhida mística e cuidadosa aos que chegaram, possibilitando que a vivência fosse agradável e culturalmente rica.

As análises de conjuntura alertaram que estamos vivendo uma mudança de época: a lógica do descartável, perda de direitos conquistados, aumento do extermínio das juventudes negras e da juventude rural, e com as juventudes da igreja também se sentindo agredidas. Mas, apesar desse cenário, a análise apontou também sinais de esperança, pois esta é divina, como afirma Rubem Alves. A despeito dos tempos difíceis atuais, há a esperança de que as palavras e a postura de Papa Francisco consigam nos ajudar a evangelizar dentro e fora da Igreja. Existe a esperança de que a resistência dos/as jovens das CEB’s, dos movimentos sociais e povos tradicionais, faça brotar vida em abundância para todas/os.

O evento oportunizou debate sobre desafios e estratégias para qualificar a participação das juventudes nos conselhos de direitos e tutelares, nos movimentos sociais, na política partidária, nos espaços de gestão pública e nas pastorais sociais, por meio de oficinas assessoradas por pessoas da PJ, oriundas da PJ e agentes Cáritas, todas com vivência nos espaços citados.

Outro momento marcante foi o encontro específico com as/os jovens Cáritas, a sua maioria também da PJ. Amanda Santos, agente Cáritas do Regional NE3, contou que foram aproximadamente 10 jovens de diferentes regiões pastorais, que expressaram a alegria de ser Cáritas e se comprometeram em contribuir para o fortalecimento das juventudes do Regional NE3. Na oportunidade, foi criado o GT de Juventudes da Cáritas Regional NE3 que tem como objetivo fortalecer a articulação das juventudes e sua incidência nas ações da Rede Cáritas e nos espaços coletivos de mobilização e construção política.

A importância desse encontro pode ser traduzida na fala de Alexsandro Santos, jovem da Cáritas Arquidiocesana de Feira de Santana: “Volto revigorado e com as forças renovadas! Querendo continuar na caminhada, amando cada dia mais o seu ideal, lutando para evangelizar outros jovens e por uma sociedade mais justa e solidária, movido pela proposta libertadora de Jesus Cristo. Citando Paulo Freire, reafirmo o amplio que “ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, os homens, os jovens, as mulheres, as crianças se libertam em comunhão”.

Por Amanda Santos (Jovem e Agente Cáritas do Regional Nordeste 3) com contribuições da Assessoria de Comunicação da Cáritas Regional NE3

Fotos: Josilene Passos

Dom Plínio