Presidência do Regional Nordeste 3 se reúne para preparar Assembleia Pastoral

A presidência do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu na tarde desta segunda-feira (28), na sede da instituição, em Salvador. Entre os assuntos tratados, os bispos discutiram sobre a Assembleia Pastoral do Regional, que acontecerá entre os dias 16 e 19 de novembro, e discutirá sobre As Diretrizes da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil (2015-2019) e os Planos Pastorais Diocesanos.

Uma das definições dos bispos em reunião foi a escolha do assessor da Assembleia. O Monsenhor Antônio Luiz Catelan, membro da Comissão Teológica Internacional e Assessor da Comissão de Doutrina da CNBB será responsável por acompanhar e orientar a Assembleia Pastoral.

De acordo com o secretário do Regional Nordeste 3 e bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade, a Assembleia deste ano será um momento importante para o Regional. “Pretende-se fazer uma avaliação do quadriênio passado e propor as prioridades a serem assumidas pelo Regional para o próximo quadriênio a partir das Diretrizes como também seguir aprofundando no tema do perfil do Regional e o fortalecimento das Sub-Regiões”, afirmou.

Como preparação para a Assembleia já foram realizados trabalhos com os Coordenadores de Pastoral das Dioceses e com os Coordenadores de Pastorais, Movimentos e Organismos em encontros realizados durante o ano de 2015.
O Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Salvador participou no início da reunião tratando de questões relativas às duas cartas Motu Proprio do Papa Francisco sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade. Participaram da reunião o presidente do Regional, Dom João Carlos Petrini, o vice-presidente, Dom João José Costa, o secretário geral, Dom Gilson Andrade e a secretaria executiva do Regional, Maria Inês Santos.