Pastoral Vocacional realiza encontro para rapazes em Alagoinhas

A Pastoral Vocacional da Diocese de Alagoinhas realiza entre os dias 06 e 08 de novembro, no Centro Diocesano, encontro de discernimento para rapazes. O encontro, que tem como tema “E chamou a si os que ele queria, e eles foram até ele”. (Mc 3,13), começa com a janta na sexta-feira e termina com o almoço no domingo.

De acordo com o coordenador da Pastoral Vocacional, Pe. Uilson Barbosa, a expectativa é boa para o encontro. “Esperamos contar com a presença de 25 jovens das mais diversas paróquias da Diocese. Será um primeiro momento e esperamos poder acompanhar o discernimento vocacional destes jovens”, afirma o padre.

Vocação Sacerdotal

O sacerdote ou padre – mais propriamente chamado de presbítero – é escolhido e ungido para ser pastor do rebanho de cristo, exemplo do Bom Pastor (Jô 10). Sinal da unidade eclesial, participa intimamente da missão de cristo que é animar a comunidade, anunciar a palavra de Deus, celebrar a Eucaristia e a reconciliação, e organizar os serviços da comunidade: catequese, liturgia, pastoral da saúde, pastorais sociais, etc.

Para exercer este ministério é necessário ser chamado por Deus e aceito pela Igreja. Trata-se de uma especial vocação a ser discernida e cultivada carinhosamente. Além de exigir a Ordenação presbiteral, que é um dos sacramentos da Igreja.