Notícias das Paróquias

Paróquia de Pojuca se prepara para festa do Bom Jesus da Passagem

A comunidade católica de Pojuca está se preparando para a festa do seu padroeiro, Bom Jesus da Passagem. Considerada a maior e mais tradicional festa católica da cidade, a novena do Bom Jesus começa na próxima quinta-feira (15) e prossegue até o dia 25 de janeiro, com novenas, celebrações, quermesse e shows religiosos. Segundo o Pe. Claudio Antonio, pároco de Pojuca, toda a comunidade está envolvida nos preparativos da festa. “Esta é a mais antiga festa religiosa da cidade e o povo católico está envolvido e muito animado. Vamos fazer uma grande festa, pois o Bom Jesus é o nosso padroeiro e a razão de existir do povo pojucano” lembra.

Histórico de Pojuca:

Com a chegada de Tomé de Sousa, em 1549, pisou as terras incultas da Bahia o intrépido bandeirante Garcia D´Ávila, estabelecendo-se nas terras onde está situado o atual município de Pojuca e partiu para o desenvolvimento de densa floresta; contribuindo para o povoamento da região, posteriormente, introduziu-se Mata de São João, onde se edificou o castelo da torre. Data de 1612 o movimento colonizador, verificando nas terras marginais dos rios Pojuca, Jacuípe e Joanes, que se atraíram pela sua fertilidade, diversos colonos, os quais ali se fixaram, fazendo erguer-se das matas incultas, pequenas comunidades. A primeira povoação surgida no território do atual município data de 1684, quando se fixaram às margens do Rio Pojuca, onde está situada a cidade do mesmo, as famílias Freire de Carvalho, Veloso e Saraiva, que fizeram construir moradias e engenhos, atraindo para o desenvolvimento da nascente diversos colonos. Com o decorrer do tempo, foram surgindo as primeiras casas e as principais ruas, conhecendo a povoação apreciável progresso, uma conseqüência lógica do seu aumento populacional.