Papa Francisco parabeniza Celam pelos 60 anos de criação

O papa Francisco enviou, nesta sexta-feira, 30, mensagem ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), por ocasião dos 60 anos de fundação. O texto foi dirigido ao arcebispo de Bogotá, Colômbia, e presidente do Celam, cardeal Rúben Salazar Gómez.

“Espero que o Celam, tendo como prioridade a conversão pastoral e missionária, seja cada vez mais partícipe, apoio e impulso radiante desse movimento evangelizador em todos os ambientes e confins”, disse Francisco.

O papa considera importante que “as comunidades sejam casa e escola de comunhão que atraiam por uma surpreendente fraternidade fundada no reconhecimento do Pai comum, e ajudem a manter sempre viva na Igreja na América Latina a paixão pelos povos, a assunção de seus sofrimentos e a capacidade de discernimento cristão das vicissitudes de sua história presente, para abrir caminhos de maior equidade, paz e justiça”.

Diz, ainda, que a próxima abertura do Jubileu extraordinário da Misericórdia será um acontecimento de graça e que o Celam irá prestar um serviço fundamental de animação, intercâmbio e celebração.

Ao final, concede a todos os membros e colaboradores do Celam, e a todo o episcopado latino-americano e do Caribe, sua benção apostólica. ”Coloco sob o manto de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas, todos esses propósitos para que, por sua intercessão, o Senhor Jesus Cristo suscite sempre novos e mais santos discípulos missionários em nossas igrejas, e corajosos construtores da paz e justiça em nossas nações”, concluiu.

O Celam foi criado em 1955 pelo papa Pio XII e, desde então, tem como sede Bogotá. É um organismo de animação, ajuda à reflexão e à ação pastoral da Igreja na América Latina e Caribe. Presta serviços de contato, comunhão, formação, investigação e debate às 22 conferências episcopais localizadas do México ao Cabo de Hornos, incluindo o Caribe e as Antilhas.

Foto: www.celam.org