Padres renovam promessas sacerdotais na Missa dos Santos Óleos

Os padres da Diocese de Alagoinhas fizeram a renovação das promessas sacerdotais durante a Missa dos Santos Óleos, na última segunda-feira (21), na Catedral Santo Antônio. Além do bispo diocesano, Dom Paulo Romeu, participaram da missa o bispo emérito, Dom Jaime Mota, além de religiosas e leigos das diversas paróquias da diocese.

Após a homilia, o bispo com todo o presbitério renovaram as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação. É um gesto de grande valor, uma ocasião propícia aos sacerdotes para que reafirmem a própria fidelidade a Cristo, que os escolheu como seus ministros. Logo após a renovação houve o rito de benção dos óleos dos enfermos e catecúmenos e a consagração do óleo do Crisma.

Estes são ritos com os quais simbolicamente significam a plenitude do sacerdócio de Cristo e a comunhão eclesial que deve animar o povo cristão, reunido para o sacrifício e vivificado na unidade pelo dom do Espírito Santo.

De acordo com a História da Igreja, desde o século V, a Missa dos Santos Óleos – Batismo (Catecúmeno), Crisma e Enfermos, já era realizada e durante a celebração, após proclamação do Santo Evangelho, os padres renovam as promessas sacerdotais.

Dom Plínio