Notícias das Paróquias

Padres da diocese renovam promessas sacerdotais em Missa dos Santos Óleos

Os padres da Diocese de Alagoinhas renovam as promessas sacerdotais na próxima segunda-feira (30), durante a Missa dos Santos Óleos, que ocorre às 10h na Paróquia Santa Terezinha, em Alagoinhas. A missa será presidida pelo bispo diocesano, dom Paulo e deve contar com a participação do bispo emérito, dom Jaime Mota, além dos padres, religiosos e religiosas da diocese. Durante a missa serão abençoados três óleos:

Óleo do Crisma : Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos: Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos: É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Clique aqui para postar seu comentário

• O vínculo com a diocese não está condicionado ao trabalho pastoral, mas pela incardiação na mesma. Assim sendo, nos encontraremos na próxima segunda feira na Paróquia de Santa Terezinha para clebrarmos a missa dos Santos Óleos e renovarmos as promessas sacerdotais. Até lá!

Pe. Antonio Expedito Martins.