Nordeste 3 marca presença no Encontro para a Animação Bíblico-Catequética em Brasília

Foi realizado entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, em Brasília, mais um Encontro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética. Esteve presente a pessoa coordenadora de cada um dos dezoito Regionais da Igreja no Brasil. Foi momento de conhecimento e avaliação a partir de cada realidade apresentada sobre o processo do trabalho catequético de Iniciação à Vida Cristã em todo o país.

Uma das dificuldades constatadas, que perpassa por todos os Regionais, é o fato da rotatividade dos catequistas, dificultando a eficiência do processo. Desta forma, a continuidade fica sempre fragilizada e a catequese acaba não conseguindo atingir os objetivos esperados. Dificulta também a falta de unidade entre as Igrejas particulares na compreensão da importância do processo catequético. Apesar de todo aspecto negativo apresentado, Dom Paulo Mendes Peixoto, membro da Comissão Nacional Bíblico-Catequética afirma que foi visualizado claramente o mapa da catequese nas dimensões de um itinerário muito positivo e enraizado na maioria das dioceses. ” Muitos estão entendendo a nova realidade catequética, que envolve e conta com a atuação da comunidade, fazendo com os catequizandos e toda a catequese, os passos catecumenais”, disse.

Um dado que é importante, mesmo sabendo da enorme diversidade de dons e realidades na Igreja, é o princípio da unidade. Isto não depende dos desejos de uma Comissão Nacional, mas do empenho livre e consciente de cada agente que participa da ação pastoral. Para isto dependemos de algum ponto de referência e que ajude na unidade querida por Jesus. Para ajudar, sem pretender ser perfeito e passível de melhoramentos, temos agora um “Itinerário Catequético”, produzido pela Comissão Nacional Bíblico-Catequética e publicado pelas Edições da CNBB.

Ele pode ser um caminho de unidade e ajudar na elaboração de projetos catequéticos em todos os Regionais e Dioceses do Brasil. A catequese, fundamentada na Palavra de Deus, deve perpassar pela preocupação “performativa” de todas as pastorais. Podemos dizer até que ela tem uma missão transversal na vida de uma Igreja particular, porque deve ser preocupação de todas as forças vivas, como processo de formação permanente, seguindo o adágio: “Ninguém ama aquilo que não conhece”

Com informações do Regional Nordeste 3