Lançamento de Ano Jubilar marca encerramento da Trezena de Santo Antônio

O lançamento do Ano Jubilar da Paróquia Catedral marcou o encerramento da Trezena de Santo Antônio, no último sábado (13). Após a procissão que percorreu as ruas do centro de Alagoinhas, Dom Paulo Romeu anunciou a abertura oficial do Ano Jubilar, que se encerrará em 13 de junho de 2016. “Abrimos oficialmente o Ano Santo Jubilar, que se encerra em 13 de junho de 2016. São 200 anos de caminhada e teremos todo esse tempo para celebrar e recordar essa história”, afirmou.

Antes da procissão houve missa solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos e concelebrada por Dom Paulo, Dom Jaime Mota e pelos padres que atuam em Alagoinhas. Na homilia, Dom Estevam destacou aspectos da vida de Santo Antônio e o seu compromisso com os mais pobres. “Hoje é o dia da Paz e na medida em que Santo Antônio se tornou amigo dos pobres e marginalizados, buscou a construção da Paz, que muitas vezes pode ser a falta de pão. Que o seu testemunho nos inspire como cristãos e cristãs na promoção da Paz e da Fraternidade”, afirmou. A programação do dia festivo contou ainda com alvorada, Missa dos Pães e batizados.

Sobre a paróquia:

A história da Paróquia Santo Antônio se confunde com a historia de Alagoinhas.  Criada junto com a Freguesia de Santo Antônio das Lagoinhas em 15 de outubro de 1816, a então paróquia tinha como igreja matriz uma capela onde hoje está o bairro de Alagoinhas Velha. A nova igreja nunca foi concluída e permanece em ruínas até os dias de hoje. Diversos padres passaram pela paróquia, destacando-se os frades capuchinhos nas décadas de 1960 e 1970 e em seguida os missionários alemães. Os últimos párocos foram Pe. José Elzo Andrade, Pe. Pedro Rocha e agora o Pe. Genivaldo Almeida.