Jornalistas do Regional participaram de encontro em Brasília

Cerca de 50 jornalistas que atuam em Arqui/Dioceses, regionais, pastorais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram, entre os dias 11 e 13 de setembro, na sede de Cáritas, em Brasília (DF), onde participaram do 8º Encontro de Jornalistas. Ao todo, estiveram presentes representantes de 13 Arquidioceses, 14 Dioceses, contemplando 16 estados do Brasil.

Durante a programação do evento, que teve início com uma partilha de experiências dos trabalhos realizados nas Arqui/Dioceses, regionais, pastorais e movimentos, os jornalistas vivenciaram também momentos de formação e oração.

Na manhã do sábado, o jornalista da Rede Globo, Heraldo Pereira, ministrou uma palestra onde abordou ‘os desafios da assessoria de imprensa no atual quadro da comunicação’, seguido por duas palestras sobre o ‘jornalismo em tempos de mudanças estruturais’, apresentada pelo doutor em Comunicação, Fábio Pereira, e ‘planejamento e mensuração em Assessoria de Imprensa’, ministrada pelo jornalista Maurício Júnior. Ainda no sábado, oficinas sobre fotografia e redação para novas mídias movimentou os participantes do encontro.

A programação do último dia do encontro (13), teve início às 8h, com a Missa presidida pelo secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com o tema: “A Comunicação como transformação humana e social”, que teve como expositores Joadir Foresti, doutor em Comunicação e coordenador do curso de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, e Irmã Núbia Maria da Silva, jornalista e mestre em Comunicação Social.

Para Patrícia Luz, coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Nordeste 3 e assessora de comunicação da Arquidiocese de Salvador (BA), o encontro “foi uma oportunidade de ampliar os horizontes sobre a importância da comunicação para a Igreja”. Ainda segundo Patrícia, a reflexão sobre a necessidade de aprimorar o trabalho da comunicação foi um dos diferenciais deste encontro. “Além disso, as partilhas de experiências fortaleceram os vínculos entre os jornalistas presentes”, afirma.

Da Conferência Nacional dos Bispos do Regional Nordeste 3 participou também Felipe Fonseca, assessor de comunicação do Regional Nordeste 3.

Fonte: Regional Nordeste 3