Homenagens e reflexão sobre a vida consagrada marcam primeiro dia de Assembleia Diocesana

Homenagens e reflexão sobre a vida consagrada marcaram o primeiro dia da 38ª Assembleia Diocesana de Pastoral, nesta quinta-feira (06). A reflexão sobre o Ano da Vida Consagrada, proclamado pelo Papa Francisco e cujo tema é “Alegrai-vos”, foi conduzida pela Ir. Edna, missionária beneditina, que recordou as dimensões da alegria cristã. “Quem encontrou o Senhor e segue-o com fidelidade é um mensageiro da alegria do Espírito”, lembrou. A religiosa lembrou que o ano de 2015 é dedicado à vida consagrada, mas as palavras do Papa Francisco servem para todo cristão batizado. “São palavras direcionadas aos consagrados e consagradas que estão nas congregações e institutos religiosos, mas devemos lembrar que todo o cristão é consagrado pelo sacramento do Batismo”, finalizou. À noite ocorreu a celebração da Vida Religiosa, com a participação da irmãs e irmãos que vivem no território diocesano.

A reflexão da Irmã Edna ocorreu no à tarde, antes disso, no período da manhã, Dom Paulo coordenou a Assembleia e tratou dos objetivos, além de animar as paróquias para a Campanha para a Evangelização e ler uma carta que faz memória dos 40 anos de história da Diocese de Alagoinhas, celebrados no dia 28 de outubro. “A nossa assembleia deste ano tem uma motivação especial que é fazer memória desses 40 anos. São muitos os motivos para agradecer a Deus e foram muitas as conquistas ao longo de quatro décadas. Nos enchemos de júbilo e rezamo,sobretudo, por aqueles que ajudaram a construir essa história e não estão mais entre nós”, lembrou Dom Paulo. Na noite desta sexta-feira (07), haverá uma celebração pelos 40 anos da diocese, além do lançamento do selo comemorativo dos Correios. Durante o dia as reflexões ficam por conta do Pe. Sidnei Dornelas, da CNBB.