Notícias da Igreja

Hino do jubileu da misericórdia terá versão em português

Diante dos pedidos recebidos pela CNBB sobre uma possível tradução do hino, divulgado oficialmente pelo Vaticano no dia 5 de agosto, o episcopado presente optou para que se mantenha o hino original, representando oficialmente a comemoração, mas que se procure algum compositor no Brasil para compor um outro hino adaptado à realidade e especificidades do país.

Em resposta à convocação de Francisco, a Igreja do mundo inteiro celebrará o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016. As comemorações terão início com a missa de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, na solenidade de Imaculada Conceição e findará na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Hino Original

O hino original é composto em latim e inicia com as palavras “Misericordes sicut Pater”, que é também lema do Jubileu, “Misericordiosos como o Pai”, extraído do evangelho de São Lucas. Os autores da obra, com música de Paul Inwood e letra do padre Eugenio Costa, doaram todos os direitos da obra ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

A gravação da música foi realizada pela Rádio Vaticano com o coral da Capela Musical Pontifícia.

Ano da Misericórdia

A tradição do Ano Santo teve início na Igreja católica com o papa Bonifácio VIII, em 1300, e a partir de 1475, determinou-se um jubileu ordinário a cada 25 anos. Segundo o Vaticano, o Jubileu é uma possibilidade de renovar a relação com Deus e o próximo. Antes do Jubileu da Misericórdia já foram celebrados 26 anos santos ordinários e dois extraordinários.

Clique aqui para postar seu comentário