Notícias da Igreja

Formadores participam de Encontro Nacional em Belo Horizonte

O Encontro Nacional de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) acontece na Casa de Retiros São José, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), desde o dia 6 de julho. Participam do evento centenas de reitores de seminários, padres formadores, psicólogos e pedagogos de todo o Brasil. O encontro prosseguirá até 12 de julho.

Segundo o presidente da Osib Nacional e reitor do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, da arquidiocese de Belo Horizonte, padre Nivaldo Ferreira, o encontro nacional é um momento importante de articulação e harmonização, a fim de alinhar o trabalho dos formadores de todo o país.

Formação presbiteral

Na terça-feira, 7, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, falou aos participantes sobre o Decreto Conciliar “Optatam totius”, documento aprovado no Concílio Vaticano II e que aborda a formação presbiteral.

“O documento desenhou um largo horizonte. Precisamos intuir e ousar. Devemos compreender que o processo educativo e pedagógico de formação de sacerdotes exige que o formador seja um especialista em relacionamento, tendo como referência maior Jesus”, destacou dom Walmor.

Programação

Nesta quarta-feira, 8, dom Walmor Oliveira irá coordenar a mesa redonda “A antropologia cristã e o acompanhamento psicológico nos seminários”, com a participação do padre nomeado bispo para a diocese de Garanhuns (PE), monsenhor Paulo Jackson Nóbrega de Souza. À tarde haverá partilhas dos formadores e psicólogos e ainda uma celebração eucarística.

Uma visita às cidades históricas mineiras de Ouro Preto e Mariana dará início ao quarto dia do encontro, que terá uma confraternização no Seminário Maior São José, da arquidiocese de Mariana, com fala do arcebispo local, dom Geraldo Lyrio da Rocha.

“O impacto da cultura contemporânea de mudança de época na dinâmica da formação presbiteral, em vista da ação evangelizadora da Igreja no Brasil” será o tema abordado pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, no dia 10, sexta-feira. O padre Ibraim Victor de Oliveira irá conduzir as oficinas e os momentos de partilha deste dia.

No sábado, 11, é a vez do monsenhor Paulo Jackson voltar a falar aos presentes, desta vez, sobre “Teologia Pastoral: uma urgência para a formação do Missionário Presbítero”. O encontro será encerrado no domingo, 12, com uma peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Belo Horizonte.

Congresso Missionário para Seminaristas

Na quinta-feira, 9, haverá ainda o início do 2º Congresso Nacional Missionário para Seminaristas, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). O evento, que também seguirá até o dia 12 de julho, tem como tema “O missionário presbítero para uma Igreja em saída” e lema “Ide sem medo para servir”.

Com informações e imagem da arquidiocese de Belo Horizonte

PALAVRA DO BISPO

Dom Walmor

EVENTOS

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› »