Fiéis de Alagoinhas participam da Solenidade de Corpus Christi

No dia 26 de maio, a Igreja celebra a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo (Corpus Christi). Na Diocese de Alagoinhas, além das programações próprias de cada paróquia, os fiéis participarão de uma missa no Ginásio de Esportes do Colégio Santíssimo Sacramento, em Alagoinhas, presidida pelo bispo diocesano, Dom Paulo Romeu.

Após a missa haverá procissão até a Catedral Santo Antônio, onde as pessoas poderão “passar” pela Porta da Misericórdia. Ainda na Catedral acontece a abertura dos festejos de 200 anos da paróquia. “Será um momento especial para o povo de Alagoinhas. Não teremos missas nas igrejas da cidade e todo o povo é convidado a celebrar conosco esse dia tão especial”, lembra Dom Paulo.

Corpo e Sangue de Cristo
Originada no ano de 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Cristo pedindo-lhe que a Eucaristia fosse celebrada com destaque, a Solenidade de Corpus Christi teve início somente no ano de 1264, por meio da bula Transiturus de hoc mundo, instituída pelo Papa Urbano IV. No ano de 1269, a solenidade foi oficialmente decretada. No Brasil, a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1549. De acordo com o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Contudo, é importante lembrar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a Quinta-feira Santa, dia em que foi instituída, enquanto que a festa de Corpus Christi se constitui como uma reduplicação da mesma.

Dom Plínio