Estudantes participaram do III Congresso de Universitários Católicos

A Pastoral Universitária do Regional Nordeste 3 realizou o III Congresso de Universitários Católicos. O encontro, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de outubro, no Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus de Juazeiro, teve como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema “A consciência da responsabilidade da ciência no cuidado com a terra”. Além da PU do Regional NE 3, participaram da organização a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pastoral Universitária do Vale do São Francisco. A abertura aconteceu com a missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e referencial da PU no Regional, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

O Congresso teve participação de mais de 80 universitários. Durante os três dias de encontro aconteceram palestras, rodas de conversa, mesa de debate, noite cultura, momentos de oração, partilhas e Celebrações Eucarísticas. Para encerrar o evento, o bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Carlos Alberto, presidiu a Missa.

Esteve presente no Congresso o padre Danilo Pinto, assessor nacional da Pastoral Universitária, que compartilhou as experiências da pastoral pelo Brasil. “Não temos receitas, mas apresentamos critérios para o discernimento da presença da Igreja no contexto Universitário”, disse.
O IV Congresso de Universitários Católicos acontecerá em 2018, na Diocese de Estância, em Sergipe.
Fonte: Arquidiocese de Salvador
Fotos: PU da Arquidiocese de Salvador