Notícias da Igreja

Escolas católicas realizam abertura de ano letivo

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) promove em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal, o Dia Anec, um evento que abre o ano letivo nas escolas católicas do país. Em Brasília (DF), o evento ocorreu na sexta-feira, dia 23, e teve a presença do arcebispo local e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio da Rocha, que destacou o “respeito à pluralidade” nas instituições.

“A escola precisa ter uma postura aberta ao diálogo, de acolhimento às diferentes situações, conjugando aquilo que é o respeito à pluralidade, sem deixar de oferecer o que ela tem de próprio, que é a sua identidade católica”, afirmou dom Sérgio aos cerca de mil professores presentes no evento, sediado no colégio Madre Carmen Sallés.

Dom Sérgio também comentou a oportunidade dos profissionais da educação católica encontrarem-se para troca de experiências. “Não se pode hoje enfrentar os desafios da missão de educar a não ser juntos, de maneira fraterna e respeitosa, onde cada escola conta com a experiência e apoio mútuo para que possa realizar a missão educativa na luz da fé”, disse.

Em sua sexta edição, o encontro entre professores da rede de ensino das escolas católicas proporciona reflexões e troca de experiências visando aumentar a interação entre as escolas e aperfeiçoar o trabalho dos docentes. Aconteceram palestras com o educador e psicanalista Jorge Hamilton, que falou sobre a felicidade na palestra “É possível reproduzir felicidade no ambiente de trabalho?” e com professor, psicoterapeuta e supervisor clínico Léo Fraiman, cuja palestra deu continuidade ao debate de ideias sobre “Como ensinar bem – A neurociência da afetividade em sala de aula”.

Além do Distrito Federal, o estado do Goiás já recebeu a programação do Dia Anec. Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os locais que sediam o evento. Informações no endereço: anec.org.br/diaanec/.

Reforma Política

Durante a programação do evento em Brasília, a Pastoral da Anec realizou coleta e distribuição de formulários de assinaturas para o Projeto de Lei de inciativa popular pela Reforma Política, promovida pela Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas.

De acordo com a entidade, foi assumido o compromisso de levantar um número considerável de assinaturas nas Instituições Católicas de todo o Brasil. Para isso, foi encaminhado aos escritórios regionais o link com o formulário, afim de que seja distribuído e divulgado em todos os eventos da Anec.

Com informações e fotografia do Departamento de Comunicação da Anec

PALAVRA DO BISPO

Dom Walmor

EVENTOS

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› »