Escola Bíblico-Catequética Dom Jairo Rui Matos da Silva: Compromisso com a casa da Iniciação à Vida Cristã

Entre 23 e 25 de outubro, a Equipe de Coordenação da Escola Bíblico-Catequética (EBC) Dom Jairo Rui Matos da Silva, do Regional NE 3 da CNBB (Bahia-Sergipe) alçou voos de águia até a cidade de Conceição de Coité (BA), para a preparação do II Módulo da V Turma EBC. Ansiosos pelo reencontro, já na noite da sexta-feira (23), iniciamos degustando do melhor que poderíamos: a amizade, acompanhada de acolhida e aprendizagem, seguida de crescimento e amadurecimento na fé.

Como “todo dia, o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia”[1] na manhã de sábado (24), de modo muito orante, partilhamos um pouco de nossa vida através de símbolos, em meio a cantos e salmos, sem conter as intensas emoções da caminhada, na doação de si que cada um fazia ao abrir seu coração cheio de nomes e sentimentos.
Até ao “fim da tarde, quando a terra cora, e a gente chora porque finda a tarde”, já havíamos refletido sobre espiritualidade e considerado todas as avaliações dos alunos acerca do I Módulo. Planejamos o calendário de aulas, celebrações, confraternizações, momentos culturais, dentre outras atividades a serem realizadas entre 17 e 23 de janeiro de 2016 em Feira de Santana (BA). “Quando, à noite, a lua mansa e a gente dança venerando a noite”, foi hora de estarmos juntinhos, desfrutando de boa música, dos sorrisos e da companhia calorosa dos amigos.

Sentados à beira do Poço, contemplamos a força do sol de domingo (25) brilhando sobre um profundo encontro entre a Samaritana e Jesus. Entre águas jorrando de corações sedentos, rezamos a mística da Escola (Jo 4, 1-42); meditamos proclamação, denúncia, renúncia, anúncio e testemunho e pedimos um pouco desta água também sobre a situação financeira da Escola, um tanto difícil, mas nem por isso motivo de desânimo. Conscientes de que a espiritualidade perpassa todas as dimensões do humano, despedimo-nos (oficialmente) com um almoço regado de afetos e, de sobremesa, abraços recheados de esperança, renovando assim, nosso compromisso de cuidarmos uns dos outros.

A EBC Dom Jairo Rui Matos da Silva, com sua V Turma, se encaminha para os seus 10 anos de ação catequética. Já pensando nesse momento celebrativo, formamos pequenos grupos para elaboração de alguns materiais que ressaltarão esse momento histórico. Há oito anos traçando um itinerário de Inspiração Catecumenal, a Escola busca formar catequistas na força do Kérigma para torná-los verdadeiros mistagogos em suas comunidades locais. Esperamos confiantes a participação de todas as Dioceses que compõem o Regional NE 3, na data e local acima referidos, e rogamos que a Divina Ruah nos integre –enquanto Casa de Iniciação, Casa Comum –, e nos entregue o dom do amor, para sermos um só, corpo e espírito, uma só família, por graça e misericórdia.

Clique aqui para postar seu comentário

• Nossa Escola Bíblico-catequética Dom Jairo de Matos- RNE3. dá mais um passo na formação de nossos catequistas preparando o II módulo em Feira de Santana. Nossa diocese esta representada por duas catequistas e esperamos que no II módulo aumente o numero de participantes. Pois que faz essa escola esta capacitado a assessorar encontros na Diocese. Ir. Neusa Santos.