Estudo da Campanha da Fraternidade acontece em Itanagra, Araçás e Teodoro Sampaio.

A equipe diocesana de Campanhas realizou neste final de semana encontros de formação e estudos do tema da Campanha da Fraternidade nas cidades de Itanagra, Araçás e Teodoro Sampaio. Em Itanagra o estudo ocorreu no sábado (21), pela manhã e reuniu diversos representantes das comunidades e pastorais da paróquia. À tarde a equipe seguiu para Araçás, onde estava havendo assembleia paroquial e o tema da CF 2015 foi trabalhado. As assessorias ficaram por conta de Tárcio Mota e Jorge Miranda, membros da PASCOM.

Já no domingo (22), foi a vez da Paróquia Nossa Senhora da Ajuda de Teodoro Sampaio receber o estudo, que contou com a participação de comunidades da zona urbana e rural. De acordo com Tárcio, a CF 2015 é uma oportunidade de retomar os ensinamentos do Concílio Vaticano II, a partir do fomento da relação entre Igreja e Sociedade. “50 anos depois temos a oportunidade de refletir, celebrar, vivenciar e fazer memória do Concílio Vaticano II. Essa é uma campanha que pretende fortalecer a inserção da Igreja na Sociedade”, lembra.

A Campanha

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II. “Será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos”, comenta dom Leonardo Urich, secretário geral da CNBB.