Dom Paulo ordena cinco diáconos na Catedral Santo Antônio

O bispo diocesano de Alagoinhas, Dom Paulo Romeu, ordenou nesta terça-feira (16), cinco diáconos na Catedral Santo Antônio. Os seminaristas Charles Carvalho, Diêgo Alberto, Jaldenir Oliveira, Ronaldo Alves e Rogério Gonçalves receberam o sacramento da ordem, em cerimônia que contou com a participação do clero diocesano, além de padres de outras dioceses, religiosos, religiosas e centenas de fiéis leigos das muitas paróquias da diocese.

“Estes nossos irmãos ouviram o chamado do Senhor, acolheram o convite de segui-lo e também a proposta formativa apresentada pela Igreja. Aceitaram a dinâmica da formação como um processo renovador, de amadurecimento e conversão. Conversão pessoal e eclesial”, disse dom Paulo, em sua homilia.

O papel do diácono

Durante a homilia, o bispo também destacou a importância do diácono nos trabalhos da Igreja. “Vocês devem servir à Igreja no serviço da Palavra, do Altar e da Caridade, mostrando-se servos de todos. Como ministro do altar, irão proclamar o Evangelho, preparar o sacrifício e repartir entre os fiéis o Corpo e o Sangue do Senhor. Além disso, poderão exortar e instruir, na Sagrada Doutrina, não só os não crentes, como também todos os fiéis. Poderão ainda presidir orações, administrar o Batismo, assistir e abençoar matrimônios, levar o Viático aos agonizantes e oficiar as Exéquias”, explicou aos novos diáconos.

Ao final da celebração foram confirmadas as paróquias onde os diáconos irão atuar. Diácono Charles fica em Sátiro Dias, Diácono Diêgo em Acajutiba, Diácono Rogério em Entre Rios, Diácono Jaldenir em Itapicuru e Diácono Ronaldo em Nova Soure.

Foto: Gilberto Santos

Clique aqui para postar seu comentário

Dom Plínio