Dom Paulo confere sacramento do Crisma a jovens da Paróquia São José do Petrolar

O bispo diocesano de Alagoinhas, Dom Paulo Romeu, conferiu o sacramento do Crisma a oito jovens da Paróquia São José do Petrolar, no último sábado (27). A missa foi concelebrada pelo pároco local, Pe. Rafael Martins e contou com a participação de  dezenas de fiéis. Na homilia, o bispo lembrou a essência do sacramento do Crisma, destacando o compromisso de cada cristão. “Vocês hoje estão recebendo a confirmação do batismo e são chamados a serem testemunhas do amor de Cristo que é infinito. Está na hora de assumirmos compromissos e responsabilidades em nossas comunidades e paróquia”, lembrou. Ao final da celebração o bispo agradeceu a todos os crismados e à catequista, Saionara Costa.

Sacramento da Confirmação ou Crisma

Com a presença renovada do Espírito Santo, o sacramento da Confirmação é o sinal de Deus que mergulha o cristão na plenitude do seu mistério. É um auxílio de Deus que permite ao homem novo descobrir o seu lugar na Igreja, a ser mais fortemente testemunha do Evangelho e a entrar plenamente na missão a que o Pai o chama. A palavra “confirmação” não significa que o baptismo precise ser confirmado, ele é definitivo. (Durante alguns tempos surgiu um equívoco que se prende com o baptismo das crianças. Dado que no baptismo seriam os pais a renunciar ao pecado e a professar a fé cristã, a confirmação seria uma tomada de posição do adolescente/jovem que agora estaria preparado para professar a sua fé). No latim tardio confirmare tomou o sentido atenuado de completar: este complemento do baptismo pelo rito da imposição das mãos e a unção com o santo Crisma, exprime a acção do Espírito Santo na vida do cristão e da Igreja.