Diocese de Alagoinhas realiza Simpósio sobre a encíclica Laudato Si

A Diocese de Alagoinhas realiza na próxima quinta-feira (10), o Simpósio Laudato Si: Sobre o Cuidado da Casa Comum. O simpósio, que pretende discutir a encíclica do Papa Francisco, acontece às 19h na Catedral Santo Antônio e vai contar com a assessoria de Moema Maria Marques de Miranda, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. De acordo com o bispo diocesano de Alagoinhas, Dom Paulo Romeu, o simpósio tem como objetivo refletir sobre o cuidado da casa comum, unindo toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral. “O ser humano é a raiz da crise ecológica, pois este apresenta um modelo desordenado de conceber a vida, sendo assim, este simpósio é aberto à toda a comunidade alagoinhense”, lembra o bispo.

Sobre a encíclica

Laudato si é uma encíclica do Papa Francisco, na qual o papa critica o consumismo e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. A encíclica foi publicada oficialmente em 18 de junho de 2015, mediante grande interesse das comunidades religiosas, ambientais e científicas internacionais, dos líderes empresariais e dos meios de comunicação social. Este documento é a segunda encíclica publicada pelo papa Francisco, após a publicação de Lumen fidei em 2013. Uma vez que esta última é na sua maioria um trabalho de Bento XVI, Laudato Si é vista como a primeira encíclica inteiramente da responsabilidade de Francisco. As afirmações da encíclica sobre as alterações climáticas estão de acordo com consenso científico sobre as alterações climáticas.

Serviço:

O que? Simpósio Laudato Si – Sobre o cuidado com a Casa Comum