Notícias da Igreja

CPT-BA celebra 40 anos de defesa dos direitos do trabalhadores rurais

Para marcar o 40 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) – Regional Bahia – acontece, no dia 20 de julho, uma tarde de formação e celebração. A programação começará às 15h e reunirá agentes da CPT, parceiros e pessoas que ao longo da história da Comissão na Bahia contribuíram para a luta por justiça para os  trabalhadores rurais. O evento será na sede da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), localizada na rua da Graça, 164, Graça – Salvador.

“Foi uma caminhada de muita luta, tropeços, mas sobretudo pequenas e grandes vitórias. Precisamos celebrar e continuar a atuação. A terra e os trabalhadores rurais ainda demandam”, avalia Ruben Siqueira, assessor da CPT- BA. A Comissão é um organismo ligado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estimula os trabalhadores rurais a assumirem o protagonismo das suas lutas.

Uma roda de conversa sobre a situação do campo na Bahia e no Brasil, com a apresentação dos dados do relatório “Conflito no Campo – Brasil 2015” abre as atividades do evento comemorativo. A publicação editada pela CPT traz o panorama da questão agrária no país e dados dos conflitos e mortes por causa da terra. No ano passado, 50 pessoas foram assassinadas no campo, o maior número desde 2004 e 39% a mais do que 2014, quando foram registrados 36 assassinatos.

De acordo com o levantamento, as principais motivações para os conflitos no Brasil são a expansão da mineração, das hidrelétricas e madeireiras que exigem a construção de portos, asfaltamento e abertura de estradas e hidrovias, que valorizam as terras e por consequência aumentam e intensificam os conflitos e a concentração do latifúndio.

Na atual conjuntura do campo na Bahia, a CPT aponta as carvoarias, as monoculturas da cana de açúcar e do eucalipto, os grandes projetos de infraestrutura e a exploração de recursos naturais, além da deteriorização das condições de trabalho como os maiores fatores para as injustiças vivida pelo povo do campo.

Uma celebração ecumênica para agradecer e louvar a Deus pelas conquistas colhidas ao longo destes 40 anos encerra a programação.

História – Na metade dos anos 70, em plena ditadura militar, já estavam em andamento, no Brasil, iniciativas e articulações que vinham apresentando as feições de um modelo de igreja e de presença das comunidades cristãs na realidade social, fortemente marcada pelas perspectivas abertas pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, concluído em 1965, e pela Conferência Latino-americana de Medellín celebrada em 1968.

Foi este o caldo que fez nascer a CPT Bahia. A oportunidade oficial se deu durante os trabalhos da XII Assembleia Geral Regional da CNBB Nordeste III, em Salvador- BA, de 12 a 15 de janeiro de 1976. Desde o nascimento a Comissão se propõe a ser uma presença solidária, profética, ecumênica, fraterna e afetiva, que presta um serviço educativo e transformador junto aos povos da terra e das águas, para estimular e reforçar seu protagonismo.

Fonte: Assessoria de comunicação da CPT

Dom Plínio