Notícias da Igreja

Cordeiros cujas lãs darão origem aos Pálios são apresentados ao Papa

Em virtude da celebração litúrgica de Santa Inês, foram apresentados ao Papa Francisco na manhã desta quinta-feira (21/01), na Capela Urbano VIII, os dois cordeiros abençoados cujas lãs darão origem aos Pálios dos novos Arcebispos Metropolitanos.

Conforme a tradição, o Pálio é uma insígnia litúrgica de honra e de jurisdição que é usado pelo Papa e pelos Arcebispos Metropolitanos nas suas Igrejas e naquelas das suas províncias. A estola é constituída por uma estreita faixa confeccionada em lã branca e decorada com seis cruzes de seda preta.

Desde o ano passado, o Papa Francisco alterou o rito de entrega dos Pálios aos novos Arcebispos, que antes precisavam se deslocar até Roma para receber o paramento. Assim como no ano anterior, a imposição do Pálio aos novos arcebispos será realizada nas respectivas dioceses de origem pela mão dos Núncios Apostólicos locais.
Com a modificação, na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, no dia 29 de junho, o Papa celebrará uma missa com a bênção dos Pálios, que posteriormente serão impostos aos novos Arcebispos.

À época, o Vaticano explicou que o objetivo da alteração foi “colocar em maior evidência a relação dos bispos metropolitas – os novos nomeados – com a sua Igreja local e assim dar também a possibilidade a mais fieis de estarem presentes neste rito tão significativo para eles, e também particularmente aos bispos das dioceses sufragâneas, que deste modo, poderão participar do momento da imposição”.

Pelo menos três novos Arcebispos brasileiros devem receber a imposição dos Pálios: Dom Rodolfo Luís Weber (Arquidiocese de Passo Fundo); Dom Zanoni Demettino Castro (Arquidiocese de Feira de Santana); e Dom Roque Paloschi (Arquidiocese de Porto Velho). De acordo com o rito, o Pálio é imposto aos novos Arcebispos nomeados nos últimos 12 meses contados a partir da data de Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. (PS)

Com informações da Rádio Vaticana