Comunidade de Alagoinhas Velha celebra Santo Antônio

A centenária comunidade de Alagoinhas Velha, bairro onde a cidade de Alagoinhas surgiu, celebrou nesta segunda-feira (13) seu padroeiro, Santo Antônio, que é também padroeiro da cidade. A missa festiva foi presidida pelo Fr. Luciano Lima (OFM Cap.), pároco da Paróquia São Francisco de Assis, da qual a comunidade faz parte. Durante os treze dias de festa foi refletido o tema “Santo Antônio nos aponta o olhar misericordioso do Pai”. Diversos sacerdotes, ministros, comunidades, pastorais e grupos animaram a trezena, que contou ainda com a realziação de quermesse no largo da igreja. Durante o encerramento da festa, o Fr. Luciano parabenizou a comunidade pela trezena. “A comunidade de Alagoinhas Velha está de parabéns pela realização desta festa tão animada e participativa. Que Santo Antônio abençoe cada devoto e morador deste bairro”, disse.

A igreja de Santo Antônio de Alagoinhas Velha foi construída em meados do século XIX, após a transferência da sede da freguesia de Alagoinhas para as proximidades da estação ferroviária. A antiga matriz que estava em construção à época nunca foi concluída e é hoje um dos principais cartões postais da cidade. A pequena igreja segue sendo o local de encontro da comunidade católica de Alagoinhas Velha. Também na igreja foi enterrado o Fr. Leão de Marotta, ex-pároco morto em acidente de moto no ano de 1987.

Dom Plínio