Notícias da Igreja

Comissão para a Juventude divulga tema do DNJ 2017

Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2017, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB divulgou o tema e lema do Dia Nacional da Juventude (DNJ) do ano que vem. As temáticas estão relacionadas à defesa da vida e da terra, sendo esta a “casa comum”, como ressaltou Papa Francisco na Encíclica Laudato Si.

Confira os temas e lemas da CF e DNJ 2017:

CF 2017
Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”
Lema: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15)

DNJ 2017
Tema: “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra”
Lema: “Os humildes herdarão a terra” (Salmo 37,11)

nova identidade visual vai unir os jovens de todo o Brasil para caminhar e sonhar juntos, como pede o Papa Francisco: “A paralisia faz-nos perder o gosto de desfrutar do encontro, da amizade, o gosto de sonhar juntos, de caminhar com os outros”.

Agora, a JDJ e o DNJ terão uma única identidade visual – no logo – em todas as Dioceses e paróquias brasileiras. No entanto, cada Setor Diocesano da Juventude e grupos jovens poderão criar o cartaz com a identidade dos seus jovens, das suas características regionais.

Nessa nova identidade, as cores representam as regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-este, Sudeste e Sul. E toda base da identidade trabalha com o rosto da juventude.

Pe. Cleber Faria Silva, Assessor Diocesano da Juventude de Patos de Minas (MG), trabalhou desde o início da nova identidade visual. Foi o Padre Cleber que “chamou” os jovens para a ação! Ao ver a postagem na rede social, o padre comentou: “não está na hora de arregaçarmos as mangas e darmos nossa contribuição a Igreja? O comentário tomou uma repercussão muito grande e então fomos convocados a pensar numa marca que abarcasse esse sentimento”, conta.

A nova identidade visual surgiu a partir da iniciativa do Pe. Cleber, com desenvolvimento da arte pela Clara Estúdio e acompanhamento e aprovação da Comissão da JuventudeCoordenação da Pastoral Juvenil Nacional e Equipe de Comunicação Jovens Conectados.

*Atualizado: 10/06/2017 por Layla Kamila

Comissão para a Juventude divulga tema do DNJ 2017

Confira os temas e lemas da CF e DNJ 2017:

CF 2017
Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”
Lema: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15)

DNJ 2017
Tema: “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra”
Lema: “Os humildes herdarão a terra” (Salmo 37,11)

CNBB lança concurso para eleger hino da CF 2017

A Conferência lançou o concurso para o hino da Campanha da Fraternidade 2017. O processo seletivo será realizado em um único edital, letra e música, simultaneamente, podendo haver parceria entre letristas e músicos.

Com base no tema e lema da CF 2017, as características da letra do hino devem traduzir em profunda linguagem poética seu conteúdo. De acordo com a CNBB, é exigido também que o hino apresente alguma forma de rima, embora possa ser usado versos livres.

Quanto aos critérios para a análise da qualidade literária do texto, o edital recomenda a leitura do subsídio técnico das Edições CNBB “Canto e música litúrgica pós Concílio Vaticano II: Princípios teológicos, litúrgicos, pastorais e estéticos”. O emprego da função da linguagem mais adequada ao momento litúrgico também será levado em consideração.

Já em relação às características da música, o edital exige o caráter vibrante e convocativo, e melodias e ritmos fluentes em qualquer assembleia. Além disso, a apresentação da composição deverá ser escrita em pauta musical, com a indicação dos acordes (cifras) para o acompanhamento instrumental.

Prazo

As composições devem ser encaminhadas à CNBB até o dia 29 de abril, apenas com o pseudônimo (nome de fantasia do autor), no remetente. O nome verdadeiro do autor deve ser incluído dentro da correspondência, em um envelope fechado, junto com o tema de Cessão de Direitos Autorais.

A CNBB disponibilizou um link com o edital para mais informações sobre o concurso.

Jovens Conectados, com informações da CNBB