Com missa, procissão e show, terminou ontem novenário em louvor a Nossa Senhora da Piedade

Terminou nesta terça-feira (15) o novenário em louvor a Nossa Senhora da Piedade em Esplanada. O dia começou com uma alvorada e continua com missa solene pela manhã quemerses e a tradicional procissão com início programado para as 16 horas.

Várias comunidades e seguimentos da sociedade participaram das missas que vinham sendo realizadas na igreja Matriz do município.

À noite, as comemorações terminaram com um grande show com a banda “Adoração e vida” nas imediações da igreja matriz como acontece todos os anos.

HISTÓRIA

Nossa Senhora da Piedade é aquela que recebendo o Divino Filho em seus braços, depois de sua morte trágica na Cruz, levou-o com os fiéis discípulos e piedosas mulheres até o sepulcro.

Foi sempre um tema muito procurado pela arte cristã que encontra nos episódios da vida de Jesus e de sua Santíssima os motivos para edificação, mais ainda, porque nos sofrimentos, encontram os cristãos, um grande consolo, verificando que eles são próprios ao caminho da perfeição, e se Deus os teve, com sua Mãe, não é demais que os mortais os suportem.

A mais remota representação da Senhora da Piedade em Portugal, foi pintada em madeira, que se encontrava numa das capelas do claustro da Sé em Lisboa.

“Nossa Senhora da Piedade!
É assim que o povo fiel invoca Nossa Senhora quando à contempla, sentada, com o cadáver do Filho divino ao colo. Piedade, porque toda ela não é senão compaixão. Compaixão do Filho. Compaixão dos filhos, porque Ela não tem só um filho. Mãe dele, tornou-se igualmente Mãe de todos os homens. E Ela não tem apenas compaixão do Filho, mas também dos filhos.
Ela olha para nossas dores, nossos sofrimentos, nossas lutas. E sorri para nós no perigo, chora conosco na dor, alivia nossas tristezas e santifica nossas alegrias.” Ressalta a igreja.

Fonte: Esplanada News