Com aprovação da manutenção das diretrizes pastorais até 2015, Assembleia Diocesana é encerrada em Alagoinhas

Com a aprovação da manutenção das diretrizes pastorais até 2015, foi encerrada neste sábado (08), a 38ª Assembleia Diocesana de Pastoral, em Alagoinhas. As prioridades pastorais continuam sendo Missionariedade, Sustentabilidade, Dimensão Bíblico-Catequética e Serviço à Vida. Após a leitura de documento elaborado a partir de questionário que foi enviado a todas as paróquias da diocese, foi feita uma avaliação das prioridades pastorais nos últimos anos e se chegou à conclusão de que as mesmas devem ser mantidas até 2015. “Houve avanços significativos na Missão e na Catequese, mas o Serviço à Vida continua sendo um desafio. Essa é uma prioridade absoluta e vamos buscar ações de fortalecimento das pastorais sociais e da Cáritas Diocesana”, destacou Dom Paulo. Ainda durante a avaliação das prioridades pastorais, o bispo anunciou que a partir de dezembro o coordenador diocesano de Pastoral será o Padre João Ferreira de Matos, em substituição ao Padre José Ilson, que assume o cargo de vigário geral da diocese.

Ainda no último dia de assembleia foi trabalhado o tema da Campanha da Fraternidade 2015: “Fraternidade – Igreja e Sociedade”. A palestra foi conduzida pela Irmã Eneldisa e por Tárcio Mota, da PASCOM. Ficou definido que a equipe para a CF 2015 estará visitando as paróquias e vicariatos a fim de animar a campanha, que terá a sua abertura oficial na diocese no dia 22 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Rio Real. A Assembleia Diocesana foi encerrada com a oração final, conduzida pelas Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria e o envio, feito pelo bispo diocesano. “Cheios de júbilo pela celebração dos 40 anos de nossa diocese sigamos para nossas paróquias e comunidades, anunciando, como nos pediu o Papa Francisco, a alegria do Evangelho”, finalizou o bispo. Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, os padres, religiosos, religiosas e leigos coordenadores de pastorais voltam a se encontrar na Reunião dos Agentes da Pastoral.