Clero da Diocese de Alagoinhas renova promessas sacerdotais em Missa dos Santos Óleos

O clero da Diocese de Alagoinhas, formado por padres e religiosos, fez a renovação das promessas sacerdotais nesta segunda-feira (30), durante a Missa dos Santos Óleos, na Paróquia Santa Terezinha, em Alagoinhas. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Paulo Romeu e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Jaime Mota. Religiosas e centenas de fiéis das paróquias da diocese acompanharam a celebração. Em sua homilia o bispo destacou elementos fundamentais na vida do sacerdote, recordando o período da Semana Santa. “Ontem nós vimos dois evangelhos durante a celebração dos Ramos. No primeiro, Jesus é exaltado como Rei e no segundo é crucificado e morte. A vida do sacerdote também é marcada por esses momentos de dor e de sofrimento. Precisamos ter força e buscar superar as dificuldades da vida sacerdotal”, disse.

Após a homilia os padres fizeram a renovação das promessas sacerdotais, respondendo ao questionário feito pelo bispo e em seguida houve a benção dos óleos do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Ao final da missa, Dom Paulo convidou as religiosas presentes para uma foto oficial, destacando que 2015 é o Ano da Vida Religiosa. Haviam religiosas de diversas congregações que atuam na diocese.

Sobre a benção dos óleos

Na “Missa do Crisma” se abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma, daí, ser também chamada “Missa dos santos óleos”. Renovam-se nela as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso também chamada Missa da Unidade, “expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, sendo um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja”

Foto: Tárcio Mota