Notícias da Igreja

Cáritas Regional Nordeste 3 realiza roda de conversa com pastorais sociais

Para refletir e debater sobre o tema da Campanha Internacional – “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, que além da Cáritas, também é assumida pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Cáritas Regional Nordeste 3 realizou, no dia 07 de novembro, uma roda de conversa com representantes de pastorais ligadas à ASA – Ação Arquidiocesana de Salvador. Estiveram presentes integrantes das pastorais da AIDS, da Saúde, Carcerária, do Menor, da Criança, do Idoso e Operária, além da FCD – Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, projeto Consolação e Força Feminina.

Os participantes dialogaram sobre a temática da fome e da pobreza no mundo e no Brasil relacionando com a questão da justiça e dos direitos humanos e despertando o olhar crítico sobre as outras “fomes” que estão presentes na sociedade, como saúde, lazer e cultura, que, muitas vezes, nos são negadas. A ideia é que as rodas de conversas sejam feitas com os grupos acompanhados pelas pastorais para que se amplie a reflexão sobre o tema da Campanha Mundial, que é também o da Semana da Solidariedade, momento que acontece, no mês de novembro, em comemoração ao aniversário da Cáritas Brasileira. Além das rodas, as pastorais farão mapeamentos com seus públicos de referência sobre a realidade da fome, da pobreza e dos direitos no Brasil.

Serão realizados também momentos celebrativos nas dioceses para ampliar a reflexão sobre o tema da Semana da Solidariedade e a culminância será a Feira de Arte e Cultura. Promovido pelo Regional Nordeste 3, esse evento reunirá música, poesia, teatro, fotografia e exposição de produtos da economia solidária, e acontecerá no dia 29 de novembro, das 09h às 15h, na praça da Revolução – Periperi – Salvador (BA).