Cáritas Regional celebra com Feira de Arte e Cultura a Semana da Solidariedade 2014

Cores, cultura, arte e exposição de produtos fizeram parte da culminância da Semana da Solidariedade 2014 da Cáritas Regional Nordeste 3. Evento aberto ao público, a Feira de Arte e Cultura aconteceu no último dia 29 de novembro, na Praça da Revolução, em Periperi, região do subúrbio de Salvador.

A celebração contou coma poesia do Grupo Ágape, formado por jovens do bairro de Sussuarana que, como mesmo se definem, “resgatam pelos versos”; com a música e a dança do Grupo de Percussão e Dança Afro: 100% Afro Indígena, que busca fortalecer os laços com a história e a cultura de raiz, e com o teatro da Cia de Teatro Metamorfose, que apresentou o espetáculo “Rebento”, encenação de lendas, mitos e religiosidade da cultura africana.O apoio de movimentos e organizações sociais como o Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS) e o Instituto Qualificação e Cidadania (ICI) foram fundamentais para a realização dessa ação.

A praça também foi espaço para que representantes de associações, cooperativas, além de agricultores(as)e artesãs(os)apresentassem à comunidade diferentes tipos de produtos, como: mel, cocada, peças de cerâmica e biscuit, panos decorados, dentre outros. Marcaram presença os seguintes grupos: Apiário 20 Ver – Município de Macajuba,Associação Semente de Esperança – Município de Paulo Afonso, Grupo de Artesãs do Alto do Papagaio – Município de Feira de Santana, Associação de Artesãs de Capela do Alto Alegre, Caritas Diocesana de Serrinha, Grupo Artesãs do Parque São Bartolomeu, Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão, Projeto Consolação, Centro Subúrbio de Educação Profissional e Grupo de Artesãs do Nordeste de Amaralina, sendo esses cinco últimos do município de Salvador.
Grande parte desses grupos também participou do Intercâmbio Metropolitano de Fundos Rotativos Solidários, que antecedeu a Feira de Arte e Cultura, e teve como objetivo fortalecer o debate político acerca do processo metodológico dos fundos rotativos solidários em seu contexto metropolitano.

O Regional Nordeste 3 continua com ações de caráter lúdico e artísticoque buscam refletir sobre o tema da Semana da Solidariedade, a exemplo das rodas de conversa sobre a temática da fome e o Concurso Literário “Temos fome de quê?, despertando o olhar crítico sobre as outras “fomes” que estão presentes na sociedade, como saúde, lazer, cultura e que, muitas vezes, nos são negadas como cidadãos(as). Com informações da Assessoria de Comunicação Cáritas Regional Nordeste 3.
Fotos: Allan Lustosa