Notícias da Diocese

Assembleia reúne forças missionárias do Regional Nordeste 3

Motivados pelo tema “As Pontifícias Obras Missionárias (POM), um instrumento para incrementar a animação e cooperação missionária”, representantes de forças missionárias do Regional Nordeste 3, que compreende as 25 dioceses da Bahia e Sergipe, se reuniram entre os dias 25 e 27 de setembro, para sua Assembleia Missionária anual.
O encontro aconteceu no Centro de Espiritualidade e Pastoral Santa Tereza, em Serrinha e contou com a participação de mais de setenta pessoas, das 24 dioceses: membros do Conselho Missionário Regional (COMIRE), coordenadores dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs), representantes dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs) e coordenadores estaduais e diocesanos das Pontifícias Obras Missionárias (POM). A Ir. Benedita Bento, coordenadora do COMIDI – Alagoinhas, participou do encontro.

Estiveram também presentes o bispo referencial da animação missionária do Regional, Dom Giovanni Crippa, e Dom Ottorino, bispo da diocese de Serrinha. A Assembleia contou com a assessoria de Pe. Camilo Pauletti, diretor nacional das POM. O início do encontro se deu na 6ª-feira, de forma dinâmica e animada, com a apresentação dos participantes. Em seguida, houve oração inicial e abertura oficial, feita pelo bispo referencial. O coordenador do COMIRE, Pe. Antônio Niemiec, apresentou a programação da Assembleia e um breve relatório da caminhada, feita pelo Regional no que se refere à missionariedade, desde a última Assembleia.

Pe. Camilo Pauletti foi convidado para dar início ao momento formativo. Ele tratou de temas como a estrutura, organização e diretrizes das POM, fundamentação da missão e Campanha Missionária 2015. Durante a Assembleia, os participantes puderam também avaliar a animação, articulação e ação missionaria em suas realidades, além de partilhar a espiritualidade nas celebrações da Santa Missa.

No sábado, à tarde, aconteceram mini-assembleias dos diversos setores missionários, a saber: Conselhos Missionários Diocesanos, Conselhos Missionários de Seminaristas, Infância e Adolescência Missionária, Juventude Missionária, Famílias Missionárias, e Idosos e Enfermos Missionários. Ainda na noite de sábado, os participantes se dividiram em grupos para visitar quatro comunidades próximas ao local da Assembleia, com intuito de reafirmar o sentido missionário de serviço, realizando uma celebração missionária junto a essas comunidades.

No domingo, pela manhã, após a celebração da missa, presidida por dois bispos e concelebrada por 16 padres, presentes na Assembleia, houve o repasse dos trabalhos realizados nas mini-assembleias, dos encaminhamentos, avisos e agradecimentos e a indicação de Pe. Antônio Niemiec para continuar na coordenação do COMIRE NE3. Para finalizar todas as atividades, Dom Giovanni Crippa presidiu a celebração de envio missionário. Os participantes, ao receber a cruz das mãos do bispo, reassumiram o compromisso de perseverança na animação missionária.

PALAVRA DO BISPO

Dom Walmor