Aprovação do Plano Pastoral marca encerramento da 39ª Assembleia Diocesana

A aprovação do Plano Pastoral Diocesano para os anos de 2016 a 2020 marcou o encerramento da 39ª Assembleia Diocesana de Pastoral, neste sábado (14), no Centro Diocesano, em Alagoinhas. O plano aprovado foi elaborado pelo Conselho Pastoral e apresentado durante a assembleia, quando ocorreram debates e apresentação de emendas. Para os próximos anos as prioridades diocesanas serão Missionariedade, Família e Dízimo. Segundo Dom Paulo Romeu, bispo diocesano, essas são prioridades que estão em comunhão com as Diretrizes de Evangelização da Igreja do Brasil. “Escolhemos três prioridades, mas não deixaremos de lado a Dimensão Bíblico-Catequética e o Serviço à Vida, que são essenciais para a completa evangelização do nosso povo”.

Sobre a Assembleia

Durante três dias os padres, religiosos, religiosas e leigos representantes das paróquias e pastorais da diocese  participaram da Assembleia Diocesana de Pastoral que teve como tema “O Rosto da Misericórdia”. Durante a assembleia foram debatidos temas como a Ideologia de Gênero, com a assessoria de Professor Marcelo Couto, a Campanha da Fraternidade Ecumênica com assessoria do jornalista Tárcio Mota e a encíclica do Papa Francisco, “Laudato Si”, apresentada pelo Pe. Irineu. Ainda durante a assembleia, foi feita uma reflexão sobre o Ano da Vida Consagrada Religiosa e ocorreram momentos de oração, santa missa e confraternização. “São dias de estudo, reflexão, partilha e convivência. Elegemos as diretrizes pastorais para os próximos anos e definimos estratégias para o trabalho pastoral em nossa diocese”, afirma o Pe. João Matos Donato, coordenador diocesano de Pastoral.

Também foram anunciadas as igrejas que receberão as peregrinações do Ano Santo da Misericórdia. Cada vicariato terá um local específico para peregrinações. No Vicariato do Discipulado será a Paróquia Bom Jesus da Passagem de Pojuca; no Vicariato da Esperança a Catedral Santo Antônio, no Vicariato da sagrada Família o Santuário da Divina Misericórdia, em Crisópolis, no Vicariato do Sertão a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Nova Soure, no vicariato Mariano a Paróquia Nossa Senhora das Candeias de Acajutiba e no Vicariato do Litoral o Santuário Nossa Senhora do Monte.

Aniversário de Dom Jaime

Na quinta-feira (12), primeiro dia da assembleia diocesana também foi comemorado o aniversário natalício de Dom Jaime Mota, bispo emérito, que completou 90 anos. Houve uma missa e almoço de confraternização com a presença do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. “Damos graças a Deus pela presença terna e companheira de Dom Jaime entre nós. Um grande amigo, conselheiro e parceiro das nossas comunidades e paróquias”, lembrou Dom Paulo.