Notícias da Igreja

Angola: bispos exortam à reconciliação nos 40 anos de independência

Os bispos da Conferência Episcopal de Angola e são Tomé (CEAST) apresentaram nesta terça feira (3 de Novembro) em mesa redonda o seguinte tema: “a missão e o testemunho da igreja nos 40 anos de independência de Angola”, tendo apontado para caminhos que levem a uma reconciliação verdadeira entre os angolanos.
Para além do contributo da Igreja no processo de independência nacional foi igualmente ressaltado o processo de reconciliação nacional volvidos 13 anos de paz efectiva.

Para Dom Estanislau Marques Chindekasse, bispo da diocese do Dundo, a reconciliação faz parte da fé, para além desta dimensão espiritual, a reconciliação deve igualmente passar pela eliminação dos principais males que afectam atualmente a sociedade angolana.

E para o arcebispo emérito do Huambo, Dom Francisco Viti, é necessário evitar as intrigas entre os angolanos, porque só assim será possível alcançar uma verdadeira reconciliação.

Esta etapa deve ser um momento de exame de consciência para cada angolano, realçou por sua vez o bispo emérito do Uíge, Dom Francisco de Mata Mourisca.

Fonte: Rádio Vaticana

PALAVRA DO BISPO

Dom Walmor