Aberta a Porta Santa da Misericórdia em Alagoinhas

Foi aberta oficialmente no último domingo (13), a Porta Santa da Misericórdia na Catedral Santo Antônio, em Alagoinhas. A solenidade foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Paulo Romeu e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Jaime Mota, o Pe. Genivaldo Almeida, Pe. Karol Wojtyla, Pe. Renato Peixinho e Pe. Carlos Alberto. Antes da abertura houve uma procissão que saiu da Capela Nossa Senhora das Graças, no bairro Silva Jardim. À frente do cortejo, o Pe. Gil, como é conhecido, conduzia o Evangeliário, como prevê o rito de abertura. Ao chegar à Catedral, o bispo abriu a Porta Santa proclamando as seguintes palavras: “Abri-me a Porta da Justiça”. Após a abertura, ele abençoou os presentes com o Evangeliário.

Centenas de pessoas, dentre as quais religiosos e religiosas, acompanharam a abertura da porta e a missa solene, ocorrida logo em seguida. Na homília, o bispo lembrou os objetivos do Ano Santo Jubilar da Misericórdia. “Com esta iniciativa a Igreja, através do Papa Francisco, quer que: nós abramos nosso coração à escuta da Palavra de Deus e deixemo-nos conduzir pela virtude da Misericórdia., sendo Misericordiosos com os irmãos e irmãs, como Ele é Misericordioso conosco”, disse. Dom Paulo lembrou ainda a importância da peregrinação à Porta Santa. “Façamos uma Peregrinação para passar pela Porta Santa , deixando-nos “abraçar pela Misericórdia de Deus”, concluiu. Ao final da missa foram anunciadas as igrejas paroquiais que foram escolhidas como locais de peregrinação na Diocese de Alagoinhas: Alagoinhas – Catedral Santo Antônio, Nova Soure – N. Srª. da Conceição, Crisópolis -Santuário Divina Misericórdia, Pojuca – Bom Jesus da Passagem, Acajutiba – N. Srª. das Candeias, Conde – Santuário N. Srª. do Monte.