53ª Assembleia de Pastoral reflete sobre momento atual da Igreja

A análise de conjuntura eclesial foi o primeiro tema discutido na manhã desta quarta-feira (18) na 53ª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Nordeste 3 da CNBB, que acontece em Salvador. A discussão, assessorada pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e vice-presidente nacional da CNBB, Dom Murilo Krieger, refletiu acerca de observações sobre o momento atual da Igreja no mundo.

Em seu discurso, o bispo manteve um foco na ação do Papa Francisco, e ressaltou uma das importantes características do seu ministério. “Percebe-se que há uma linha-força no pontificado do Papa Francisco: a Misericórdia. Ele tem se voltado muito a este tema: escreveu sobre ele, instituiu um ano santo, publicou uma bula sobre ele, assinou um Motu proprio, que traduz concretamente, como a Igreja quer ser misericordiosa”, avaliou.

Dom Murilo analisou ainda o entendimento do Papa Francisco por Misericórdia. “Encontro a resposta no começo da sua Bula Misericordiae Vultus. Segundo ela, misercórdia é a fonte da alegria, da serenidade e da paz; a condição de nossa salvação; a palavra que revela o mistério da Santissima Trindade, o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro; e o caminho que une Deus e o homem”, considerou.

Ainda dentro da análise da atuação do Santo Padre, Dom Murilo destacou outros dois temas considerados por ele importante, o Sínodo sobre a família e o vatileaks 2. Ele finalizou seu discurso avaliando como o mundo e a imprensa têm visto a Igreja. “Apesar da divulgação de notícias sobre escândalos envolvendo membros da Igreja, parece crescer a consciência de que uma coisa são os erros das pessoas da Igreja; outra pe a Igreja como instituição”, pontuou.