52ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 3 aborda a renovação paroquial

O Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” que propõe reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia é o tema central da 52ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 3. O texto que teve sua aprovação no último mês de maio revela uma contribuição para dinamização da vida de comunidade. O encontro iniciado na noite desta segunda-feira (10) reúne bispos, coordenadores diocesanos de pastorais e representantes regionais das pastorais e movimentos, em Salvador.

De acordo com bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que assessora o encontro, as paróquias do Brasil são tomadas por comunidades demonstrando a importância, partir dos capítulos do Documento 100, de diretrizes essenciais para renovação destes espaços que trazem memórias e elementos de trabalho para evangelização. Entre os pontos abordados, um dos enfoques esteve acerca da presença dos leigos e sua importância renovadora de atividades na Igreja do Brasil. “Como a igreja sobreviverá sem a presença dos leigos?”, indagou dom Leonardo.

Tomando como auxiliar o trecho do Evangelli Gaudium (EG) o qual afirma que “a paróquia não é uma estrutura caduca, precisamente porque possui uma grande plasticidade, pode assumir formas muito diferentes”, dom Leonardo Steiner reforçou que o Documento 100 busca iluminar o ser Igreja. “A conversão pastoral da paróquia consiste em ampliar a formação de pequenas comunidades de discípulos convertidos pela palavra de Deus e da urgência de viver em estado de missão”.