1º Congresso de leigos e leigas do Regional Nordeste 3 emite carta aberta

Os cristãos católicos leigos e leigas de várias Dioceses da Bahia e de Sergipe, que compõem o Regional Nordeste 3, reuniram-se no I Congresso voltado para a classe entre nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento de Líderes, em Ilhéus – Bahia. Com o tema “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo” e acolhidos pelo bispo local Dom Mauro Montagnoli os participantes emitiram uma carta aberta à população de leiga do país “e a todas as pessoas de boa vontade”.

Estiveram presentes cristãos leigos/as de várias dioceses do Regional Ne3, com aproximadamente 50 pessoas. Também esteve presente o Bispo Referencial do Regional para o Laicato Dom Mauro Montagnoli , que é bispo de Ilhéus. Falando sobre o Dia Nacional do Leigo celebrado no domingo, dia 23, festa de Cristo Rei, em sua homilia disse: Se temos a maioria de Cristãos Leigos, porque não se consegue influenciar a sociedade para que se estabeleça realmente a justiça e a solidariedade entre nós. é essa a consciência que a Igreja procura formar em todo o Laicato a partir do Concílio Vaticano II e acrescentou: Tudo isso é novidade para a Igreja, antes leigo era usado para embates pontuais.

Leia abaixo o conteúdo da Carta Aberta:

Ilhéus (BA), 23 de novembro de 2014

De acordo com os ensinamentos do Concílio Vaticano II, a Igreja é a comunhão de todos os fiéis, que desempenham as suas respectivas missões na hierarquia e no laicato. Todos formam o povo de Deus em caminhada. Formam a Igreja em saída, como proclama o Papa Francisco, na Exortação “Evangelii Gaudium”.

Discutindo a conjuntura da Igreja e da sociedade brasileira, os congressistas propugnaram por uma sociedade na qual se estabeleça o objetivo constitucional da construção de uma “sociedade livre, justa e solidária”, a partir da reforma política tão almejada e tão relegada, por enquanto, a segundo plano pelas forças que dominam o cenário político brasileiro. O estado democrático de direito não é um estado de poucos, mas de todos.
Analisando a situação da Igreja, defendem que os leigos e as leigas tenham consciência do seu ministério laical, dos seus direitos e dos seus deveres, como dispõe a Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, e, ainda, na conformidade do que estabelece o Código de Direito Canônico.
Buscando a unidade na diversidade, os leigos e as leigas devem exercer o seu múnus laical, sob o prisma da cultura do encontro e em plena colaboração com a hierarquia, sempre lutando pela afirmação de sua autonomia, no que lhes compete, e pelo mútuo entendimento com os seus pastores.

Enfatizam a importância do cristão enquanto sujeito eclesial, com o desenvolvimento da consciência de pertencimento ao povo de Deus, que é comum a todo batizado, assumindo o seu papel como Igreja na sociedade e comprometido com a transformação dessa mesma sociedade, para que exclusões e discriminações sejam combatidas e vencidas. Os cristãos leigos e leigas são a presença da Igreja, principalmente onde o ministro ordenado ainda tem dificuldades para chegar, e que são de vários tipos, nas realidades sociais mais adversas.
Por fim, defendem uma Igreja comprometida com as necessidades espirituais e sociais do povo, sob o prisma da Palavra, da Tradição Apostólica, do Magistério e da Doutrina Social da Igreja, e, ainda, sob a ação do Espírito Santo, que sopra sobre a Igreja para que ela cumpra a missão que Jesus Cristo lhe confiou. Todos juntos. Todos por todos em nome do Deus Altíssimo. Escrita na data em que se celebra o Dia do Leigo, na Festa de Cristo Rei.