Regional Nordeste 3 promove 11º Seminário de Liturgia

Com o tema “Espaço Litúrgico e Comunidade Celebrante”, a dimensão litúrgica do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida entre os dias 22 e 24 de agosto no 11º Seminário de Liturgia. Cerca de 100 participantes de 15 dioceses estiveram presentes, entre presbíteros, seminaristas, religiosos, religiosas e agentes da Pastoral Litúrgica. Também esteve presente o presidente da Comissão Nacional de Liturgia da CNBB e bispo referencial da liturgia no Regional Nordeste 3, dom Armando Bucciol.

Dom Armand conduziu as palestras “Celebrar no centro: alguns aspectos do lugar sagrado, como espaço celebrativo” e “A centralidade do mistério de Cristo na assembleia celebrativa”. O bispo apresentou, ainda, algumas propostas da CNBB para a área da liturgia. Dom Armando afirmou, ao final do encontro, que “antes de tudo, para compreender o que é liturgia na vida e para a vida dos cristãos, é preciso ter uma experiência de fé e ter amadurecido algumas atitudes interiores que façam colher o que é essencial na vida cristã”.