Destaque Reflexões

O Evangelho desfigurado e a Paz do Reino

Houve, há um tempo, uma pessoa que, lendo o Evangelho, irritado, começou a arrancar as páginas com as quais não concordava, ficou apenas com duas. Assim, acontece com muitos cristãos que justificam práticas ou discursos diametralmente opostos à mensagem evangélica, para obterem resultados eleitorais e alcançar o poder.

É, de veras trágico, ver que esquecem partes fundamentais como a importância do perdão e da reconciliação, a bem aventurança da paz e da mansidão, o não julgar, o guardar a espada na bainha para não morrer igual, o amor aos inimigos, a não violência e a rejeição decidida à resistência armada, maus tratos e torturas. Mas, o pior é o esquecimento do Rosto misericordioso e compassivo de Deus porque, como afirma São João, Deus é amor.

Por isso, quando cristãos alemães aderiram afoitos à Nova Alemanha de Hitler, o grande pastor Karl Barth, da Igreja Confessante, reunidos em Barmen, vociferou com firmeza referindo-se aos cristãos convertidos a Hitler: “Vocês adoram a um Deus diferente, vocês pregam um Evangelho diferente”. A este desvio, chamava-se cristianismo positivo, hoje podemos chamar cristianismo de resultados.

Sempre deveremos ser fiéis ao Evangelho como critério próximo e final de julgamento de políticas e programas temporais e não o contrário, com a mediação da Doutrina Social da Igreja, especialmente nos seus princípios inegociáveis quais sejam: dignidade da pessoa humana, direitos humanos, defesa da inviolabilidade da vida em todas as etapas, direitos da família, inclusão dos pobres, justiça social e equidade, cuidado com a Casa Comum.

A paz e a concórdia que queremos reencontrar para o nosso país será sempre fruto da justiça. Conservemos a firme esperança no Reino e que o Deus da Paz nos permita votar, com alegria, sem ódio, nem revanchismos, porque todos somos irmãos! Deus seja louvado!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

webparresia

EVENTOS

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2018› » 

Facebook