Missa dos Santos Óleos será celebrada na próxima segunda-feira em Crisópolis

A Missa dos Santos Óleos acontecerá na próxima segunda-feira (15), às 09h, no Santuário Diocesano da Divina Misericórdia, em Crisópolis. A celebração, que reunirá todo o clero diocesano, será presidida pelo bispo diocesano, Dom Paulo Romeu e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Jaime Mota. Durante a missa, além da bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagração do Santo Crisma, ocorre a renovação das promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação. “Nesta celebração expressamos a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, sendo um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja”, afirma Dom Paulo.

Significado dos ‘Santos Óleos’:

Óleo do Crisma. É uma mistura de óleo de oliveira e bálsamo do Oriente, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar a força e o perfume de Cristo. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem (diaconato e sacerdócio). A cor que representa esse óleo é o branco. Assim, a ampola que o contém é revestida de um véu branco.

Óleo dos Catecúmenos. Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a força de Deus que penetra no catecúmeno (como o óleo que penetra em seu coração), o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor do véu, que reveste a ampola ou o vaso que o contém, é vermelha.

Óleo dos Enfermos. É usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação na doença, para o fortalecimento da pessoa a fim de enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor do véu, que cobre a ampola, é roxa.

Clique aqui para postar seu comentário