Destaque Notícias da Igreja

Arte e Guia para o Mês Missionário Extraordinário são lançados

Na 36ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional que aconteceu na sede das Pontifícias Obras Missionárias, de 4 a 7 de abril, o bispo de Chapecó (SC), dom Odelir José Magri, coordenador do Grupo de Trabalho do Mês Missionário Extraordinário 2019, falou sobre o lançamento, em parceria com a Edições da CNBB, do Guia para o Mês Missionário Extraordinário.

Segundo o bispo, o guia pretende ser um instrumento de ajuda para que a Igreja no Brasil possa se preparar para viver o mês missionário com orientações e sugestões de ações nacionais, regionais, diocesanas, paroquiais e comunitárias. Dom Odelir destaca que o Guia busca dinamizar a vivência do mês missionário como um sentido eclesial que buscará envolver todas as forças da Igreja.

Outro material lançado foi a arte oficial da Campanha Missionária deste ano. Em vídeo (abaixo), o padre Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) apresenta a arte oficial da Campanha Missionária escolhida como a marca dos diversos materiais gráficos que serão distribuídos em todo o país para motivar o Mês Missionário Extraordinário, a ser celebrado em outubro deste ano.

A arte foi apresentada, em primeira mão, aos participantes da 36ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional, que estiveram reunidos na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília (DF), de 4 a 7 de abril.  Segundo o padre, a arte faz menção ao tema do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

O religioso destaca que a missão é uma dimensão eclesial que é tarefa de todos. “Este tema quer nos lembrar que todo o batizado é missionário. A cruz representada nesta arte, está encarnada na realidade do povo, e nos mostra que a missão nasce do mistério pascal”, explicou o diretor.

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionári, na qual colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão Especial para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

Todos os itens da Campanha Missionária serão enviados no final do mês de junho a todas as dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades.